Todas as Publicações dos Clubes

Como combater o desemprego na era tecnologica

Após a pandemia,foi registrado um aumento de cerca de 15% no número de trabalhadores sem emprego,segundo o "g1".Nessa perspectiva,percebe-se que grande parte disso,se deve a enorme crise econômica enfrentada pelo país durante o período.Além disso, com o enorme desenvolvimento tecnológico atual,após as Revoluções industriais, mostra-se interessante pensar nos caminhos para combater o desemprego, uma vez que a grande falta de qualificação profissional e a substituição da mão de obra humana por uma linha de produção mais mecanizada,configuram como as maiores problemáticas para este pernicioso cenário atual. De início,é notório destacar a enorme falta de formação e a inaptidão do trabalhador. Isso porque, apesar de ter sido promulgado a declaração universal dos direitos humanos pela "Onu", em 1948, que garante a todos os indivíduos o direito ao trabalho, percebe-se que uma parcela da população não atinge o nível de formação requerido atualmente. Todavia, embora o Brasil tenha a nona maior economia mundial, isso não se reflete na educação, que é apenas a sexta melhor da América do Sul, de acordo com a "Pisa", o que desta forma, influencia no problema citado anteriormente. Ademais,cabe ressaltar a automatização do trabalho. Esse contexto envolve o processo chamado "Desemprego estrutural",caracterizado pela automação das indústrias, e que se tornou muito comum com o Toyotismo, prática que surge no final do século XX. Sendo assim,torna-se urgente reconhecer que essa prática "contribuiu" consequentemente, com que as empresas exigissem um flexibilidade cada vez maior por parte do trabalhador, como foi citado no parágrafo anterior. Portanto, com o objetivo de miniminzar o desemprego, é necessário uma intervensão estatal, com o Ministério do Trabalho, investindo em mais obras públicas, em transportes e serviços combinados, através de um aporte financeiro do governo.Destarte, este dinheiro aplicado geraria diversas oportunidades de emprego. Outrossim, novas leis devem ser propostas pelo congresso nacional, desta maneira, assegurando melhores condições ao empregado, inclusive, numa eventual demissão, podendo ter uma assistência após isto. Contudo, a partir destas medidas, serão garantidas uma melhor vivência ao trabalhador desocupado.

por

Dia do Convidado - Gestão 2023-24

Na segunda reunião ordinária realizada dia 12/08/23, a presidente Lourdes apresentou a proposta para a realização do dia do convidado que foi discutida e, após, decidiu-se o seguinte: seria realizao uma ação durante a Feira do Produtor, com atividades como pintural facial e soletraract (soletrando) com entrega de bombons com uma tag (valor gasto R$ 39,00) de agradecimento e o convite para a reunião do Dia do Convidado, que seria realizada dia 26/08/23. No dia marcado, 24/08/23, durante a realização da feira, os associados desevolveram as atividades, apresentando o Interact para alguns jovens que lá estiveram, convidando-os para a reunião. Também foram convidados colegas da escola onde os associados estudam. No Dia do Convidado, estavam presentes somente três convidadas. Antes da reunião foi oferecido um café da manhã com pão, presunto e queijo, pão de queijo, refigerante e suco (valor gasto R$ 65,70), onde ocorreu a apresentação de todos durante o companheirismo, após realizou-se a reunião seguindo o protocolo e uma apresentação do Programa Interact com um lindo slide, pela presidente Lourdes.

por

Agosto Lilás

Centenas de mulheres sofrem violência doméstica dentro de suas casas todos os meses, diante disso o agosto lilás foi criado como uma forma de chamar a atenção para violência contra a mulher e a importância de ligar e denunciar o agressor, violência contra mulher é crime

por

Programa de intercâmbio de jovens do Rotary Club de Ribeirão Preto

"Crie esperança no mundo". A companheira Palmira e sua família, estiveram hoje embarcando o seu filho André, para a cidade de Oaxaca no México, no distrito 4195, retornado em julho de 2024. “Desejo, lá do fundo do coração, que ele seja muito feliz no México, e que nunca se esqueça deste ano de Intercâmbio!” as palavras da nossa companheira Sirene, que participa ativamente da comissão de Serviços a Juventude realizando um brilhante trabalho pelo nosso Clube. Também aconteceu nos últimos dias a viagem da Sophia  para a Índia, onde foi recebida pela Nisha que é a mãe do Varchaswa, intercambiário da Índia em nosso clube no aeroporto de Ahmedabad.

por

Localizar site dos clubes